Topo

Cruz nomeia Carly Fiorina como vice em sua chapa

27/04/2016 20h54

Em manobra surpreendente, senador texano tenta ganhar votos na corrida à Casa Branca ao se unir a ex-adversária. Nomeação de vice é incomum antes de resultado final de primárias americanas.

O pré-candidato às eleições americanas Ted Cruz nomeou nesta quarta-feira (27/04) a ex-presidente da Hewlett-Packard Carly Fiorina para ser a vice-presidente da sua chapa se ele for o indicado do Partido Republicano para concorrer à Casa Branca.

Depois de sofrer derrotas em cinco estados na Superterça 3, o senador do Texas tenta ganhar votos ao anunciar a ex-adversária como vice antes do resultado final das primárias, em uma manobra incomum neste momento da disputa. Cruz elogiou Fiorina e afirmou que a vice sabe como criar empregos e será uma aliada valiosa na campanha eleitoral.

"Repetidamente Carly tem quebrado tetos de vidro", disse Cruz, chamando a vice de combatente de princípios por valores conservadores.

Fiorina, de 61 anos, tem sido uma das maiores defensoras do senador texano desde que ela retirou sua pré-candidatura à Casa Branca, em fevereiro. Ela era a única candidata mulher das prévias do Partido Republicano.

"Lutas duras não me preocupam nenhum pouco. Estou preparada para ficar ao lado de Cruz e dar tudo o que tenho para restaurar a alma do nosso partido, para derrotar Donald Trump, para derrotar Hillary Clinton e para tomar nosso país de volta", disse Fiorina, após a nomeação.

Fiorina foi a primeira mulher a liderar uma empresa americana que faça parte do chamado "Fortune 50" - ranking estabelecido pela revista especializada em economia Fortune com as companhias mais valiosas dos EUA.

Ela deixou a Hewlett-Packard em 2005, após seis anos à frente da empresa, que, no período, lutou para digerir a fusão com a Compaq e demitiu mais de 30 mil funcionários. Fiorina foi assessora da campanha presidencial de John McCain, derrotado em 2008, e dois anos depois tentou suceder, sem sucesso, à senadora californiana Barbara Boxer.

CN/rtr/ap/afp