Obama diz que Trump inquieta líderes mundiais

Presidente americano afirma que o bilionário republicano demonstra ignorância em política internacional e está mais interessado em produzir tuítes e manchetes.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira (26/05) que os líderes globais estão apreensivos com algumas das propostas políticas do provável candidato presidencial republicano Donald Trump, que, segundo Obama, demonstra ignorância em relação à política internacional.

Trump tem dominado as manchetes desde o lançamento de sua campanha presidencial, no ano passado, com uma mistura de comentários incendiários e posturas políticas insultosas contra mexicanos, muçulmanos e mulheres, entre outros.

Ele propôs a construção de um muro ao longo da fronteira dos EUA com o México para impedir a entrada de imigrantes ilegais e também propôs uma proibição temporária da imigração de muçulmanos, citando temores de ataques jihadistas.

"Eles não têm certeza se podem levar a sério alguns dos pronunciamentos dele", disse Obama a jornalistas à margem da cúpula do G7, no Japão, referindo-se aos líderes mundiais. "Mas estão inquietos e com razão", acrescentou. "Porque muitas das propostas que ele fez mostram ou ignorância dos assuntos mundiais ou uma atitude arrogante ou um interesse em obter tuítes e manchetes".

O presidente americano minimizou também as preocupações democratas sobre a longa disputa entre Hillary Clinton e Bernie Sanders. Ele disse que, às vezes, as pessoas ficam "mal-humoradas" nas primárias. Para Obama, uma diferença entre democratas e republicanos neste ano é que os candidatos democratas não são ideologicamente tão diferentes.

MD/ap/afp/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos