Celebridades britânicas se dividem sobre o Brexit

Fernanda Azzolini

Entre os famosos que divulgaram sua opinião nas redes sociais estão a escritora J.K. Rowling, o comediante John Cleese e o músico Elton John, que postou uma foto com a frase "construa pontes, e não muros".

Diversos artistas e celebridades se manifestaram sobre o referendo desta quinta-feira (23/06) que vai decidir sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

A escritora britânica J.K. Rowling, famosa pela saga Harry Potter, tuitou diversas vezes sua opinião contra a saída do Reino Unido da União Europeia. "Minha experiência com os benefícios é o motivo pelo qual apoio a permanência", afirmou. Ela também divulgou um texto em seu site com o título "Monstros, vilões e o referendo da UE"

O casal Victoria e David Beckam também divulgou apoio à permanência. Enquanto Victoria se manifestou pelo Twitter com a hashtag #remain (em português, permaneça), o ex-jogador de futebol publicou um texto no Facebook no qual menciona suas vivências em outros países e finaliza: "Vivemos num mundo vibrante e conectado, onde juntos, como pessoas, somos fortes. Pelas nossas e pelas outras crianças, deveríamos enfrentar os problemas do mundo juntos, e não sozinhos".

Pelo Instagram, o cantor Elton John declarou o seu voto a favor da permanência postando duas fotos com as seguintes frases: "Construa pontes, e não muros" e "Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quer ir longe, vá acompanhado."

Alguns artistas também participaram de uma campanha divulgada no Youtube sob o lema #DontFuckMyFuture, na qual as celebridades explicam que leva apenas 5 segundos para votar e que esperam que o voto dos britânicos não estrague o futuro delas.

O fotógrafo e artista alemão Wolfgang Tillmans, que vive e trabalha em Londres e Berlim, produziu uma série de pôsteres a favor da permanência - o que inclui uma foto de Daniel Craig, conhecido por interpretar o agente secreto James Bond, vestindo uma camiseta em prol da campanha. "Nenhum homem é uma ilha. Nenhum país por si só."

A cantora Lily Allen também é a favor da permanência e pediu às pessoas que fossem votar:

"Volta Brexit"

Mas há também celebridades que se manifestaram contra a permanência do Reino Unido na União Europeia.

O ator e comediante John Cleese, conhecido por fazer parte do grupo Monty Python, se declarou a favor da saída do Reino Unido da UE e ironizou: "Para que a UE imponha barreiras comerciais ao Reino Unido, afinal nós compramos muito mais deles do que eles de nós."

O ex-jogador de futebol inglês Sol Campbell afirmou que a livre circulação de pessoas na União Europeia está prejudicando o futebol inglês. "Às vezes, quanto eu assisto à liga profissional com alguns jogadores estrangeiros medíocres, fico pensando onde está o talento inglês. Se tívessemos controle próprio sobre quem entra e quem sai, poderíamos atrair apenas os melhores."

A polêmica apresentadora de TV britânica Katie Hopkins declarou pelo Twitter: "Nós somos bons britânicos e queremos a Grã-Bretanha de volta. Apoie o Brexit. Apoie o Reino Unido. Vote pela saída."

O vocalista da banda The Who, Roger Daltrey, também se declarou contra a permanência. Em entrevista ao jornal The Sun, ele afirmou que, quando algo "cheira como um rato e se parece com um rato, provavelmente é um rato. Vamos enfrentá-lo, a Europa está cheirando."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos