Com 13 indicações, "A forma da água" é favorito ao Oscar

Romance fantástico de Guillermo del Toro concorre nas principais categorias, incluindo de melhor filme. Mulheres conquistam espaço na categoria de melhor diretor e melhor fotografia, com Greta Gerwig e Rachel Morrison.O romance A forma da água, de Guillermo del Toro, sobre uma mulher que se apaixona por uma estranha criatura aquática, foi indicado ao Oscar em 13 categorias, se destacando como favorito na lista de nomeados, divulgada nesta terça-feira (23/01).

Na categoria de melhor filme, além de A forma da água há mais oito indicados: Dunkirk; Me chame pelo seu nome; O destino de uma nação; Corra!; Lady Bird: É hora de voar; Trem Fantasma; The Post: A guerra secreta; e Três anúncios para um crime.

A forma da água foi indicado em todas as principais categorias, incluindo de melhor diretor ( Del Toro), de melhor atriz (Sally Hawkins), melhor ator e atriz coadjuvantes (Richard Jenkins e Octavia Spencer).

O filme de guerra e suspense Dunkirk, ficou atrás do romance de Del Toro com oito indicações, incluindo de melhor diretor para Christopher Nolan. O policial Três anúncios para um crime foi indicado sete vezes, incluindo melhor trilha sonora e melhor diretor (Martin McDonagh).

O filme de Del Toro já havia sido o mais indicado para o Globo de Ouro, em sete categorias Acabou vencendo em duas, a de melhor diretor e a de melhor trilha sonora original para Alexander Desplat.

Mulheres em destaque

A recente onda de escândalos sexuais em Hollywood, desencadeada por acusações contra o produtor Harvey Weinstein, colocou em foco a presença feminina na sétima arte, particularmente na categoria de melhor diretor, símbolo da desigualdade de gênero na indústria cinematográfica.

Nesta terça-feira, Greta Gerwig tornou-se a quinta mulher na história de premiação a ser indicada como melhor diretora, por Lady Bird: É hora de voar. Além dela, já foram indicadas Lina Wertmuller, Jane Campion, Sofia Coppola e Kathryn Bigelow – a única a vencer na categoria, por Guerra ao Terror, de 2008.

Rachel Morrison, por sua vez, assumiu o posto de primeira mulher já nomeada na categoria de melhor fotografia, por Mudbound.

O diretor Jordan Peele, de Corra!, tornou-se o quinto cineasta negro a ser nomeado como melhor diretor e o terceiro negro a dirigir uma produção indicada como melhor filme, um ano depois de Barry Jenkins se destacar com Moonlight, longa vencedor em 2017.

Na categoria melhor filme em língua estrangeira, foram indicados Uma mulher fantástica, do Chile, O insulto, do Líbano, Loveless, da Rússia, Corpo e Alma, Hungria, e The Square: A arte da discórdia, da Suécia. A cerimônia de premiação do 90º Oscar será realizada no dia 4 de março.

LPF/rtr/ap/afp/efe

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos