Topo

"Rejeitamos o capitalismo desregulado", diz comissária da UE

07/06/2020 08h30

"Rejeitamos o capitalismo desregulado", diz comissária da UE - Semanas de confinamento mostraram dependência excessiva das multis americanas. Vice-presidente da Comissão Europeia Margrethe Vestager quer corrigir essa distorção, com "concorrência, mas também democracia".A União Europeia precisa passar a regular melhor os mercados digitais, e no momento coleta ideias nesse sentido, declarou a vice-presidente executiva da Comissão Europeia Margrethe Vestager, em entrevista ao semanário Welt am Sonntag.

"Nas últimas semanas, estivemos fascinados por tudo o que é possível digitalmente. Mas o coronavírus mostrou como somos dependentes de multinacionais americanas, e isso foi um toque de despertar." Sua conclusão é que "a internet deve ser regulada em âmbito europeu."

"Temos noções bem precisas de como sociedades e economias nacionais devem ser, e elas em parte diferem significativamente das versões dos Estados Unidos e China", frisou a ex-comissária europeia para a Concorrência dinamarquesa de 52 anos. "Queremos concorrência, mas queremos também democracia, e rechaçamos as consequências negativas de um capitalismo desregulado."

Vestager assegurou não ter nada contra firmas bem-sucedidas se tornarem grandes: "Mas quero impedir que situações de monopólio, como vemos com a Amazon, Google e Facebook, se repitam em outros mercados. Para tal, precisamos de instrumentos com os quais evitemos que os mercados se desequilibrem e fiquem dependentes de uma única empresa."

Além disso, a política social-liberal pretende responsabilizar os conglomerados de internet mais fortemente do que até o momento. Isso inclui tanto comportamento econômico quanto conteúdos publicados em plataformas como Facebook e Twitter.

"Não podemos forçar as grandes multinacionais da internet a serem menores ou menos dominantes. Elas não podem mudar o que são, mas podem mudar seu comportamento, e é isso que esperaremos no futuro, na Europa."

Como uma dos três vice-presidentes executivos da Comissão Europeia, Margrethe Vestager lidera a pasta intitulada Uma Europa Preparada para a Era Digital. Desde seu mandato como comissária da UE para a Concorrência (2014-2019), ela tem se mostrado severa com as poderosas multinacionais americanas, impondo multas milionárias à Apple, Google e Amazon, entre outras.

Segundo o presidente Donald Trump, que a apelidou "Moça dos Impostos" da UE, Vestager "odeia os Estados Unidos, talvez pior do que qualquer pessoa que eu já encontrei"..

AV/rtr,ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter