Prefeito de Nova York pinta 'Black Lives Matter' em frente à Trump Tower
O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, participou de um ato antirracismo e ajudou a pintar o slogan "Black Lives Matter" (Vidas negras importam) em frente ao edifício Trump Tower, de propriedade do presidente dos EUA, Donald Trump, na famosa Quinta Avenida.
Acompanhado da esposa, Chirlane McCray, e do reverendo Al Sharpton, De Blasio ajudou a pintar no asfalto enormes letras amarelas com a frase que se tornou símbolo da luta contra o racismo e a violência policial.
"Quando dizemos 'vidas negras importam', não há declaração mais americana, não há outra mais patriótica, porque não existe América sem a América negra", disse de Blasio. "Reconhecemos a verdade de nós mesmos como americanos ao dizermos 'vidas negras importam'. Estamos corrigindo um erro", disse o prefeito.
De Blasio anunciou a decisão de pintar o slogan em frente à Trump Tower no mês passado, depois de dizer que a frase seria pintada em vários locais da cidade.
Trump recorreu ao Twitter para dizer que a pintura iria "denegrir a luxuosa avenida" com um "símbolo de ódio", além de "antagonizar ainda mais" a elite de Nova York. De Blasio retrucou na rede social, afirmando que o Black Lives Matter é um movimento para "reconhecer e proteger as vidas das pessoas negras".
A Trump Tower era residência do presidente antes de ele assumir o cargo na Casa Branca. No ano passado, ele mudou seu endereço para a Flórida, enquanto o edifício em Nova York permanece sendo a sede de suas empresas.
Washington foi a primeira cidade americana onde a frase com gigantescas letras amarelas foi pintada, com o apoio da prefeita Muriel Bowser, em uma rua que leva à Casa Branca. Ela disse que o objetivo da ação era demonstrar solidariedade com os americanos indignados com a morte de George Floyd , homem negro morto numa ação policial em Minneapolis, no fim de maio. Desde então, várias cidades do país tiveram o slogan pintado em ruas ou avenidas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.