Topo

Corpo de homem que ajudava vítimas de deslizamento é localizado em Petrópolis

Em Petrópolis (RJ)

19/03/2013 18h43

O corpo da 27ª vitíma da tragédia das chuvas em Petrópolis foi localizado nesta terça-feira (19), de acordo com o secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, que revelou que se trata de um homem que ajudava no resgate de atingidos por um deslizamento.

Segundo Simões, o corpo de um homem foi localizado no bairro Lopes Trovão. A vítima teria parado o carro nas proximidades de uma encosta, quando houve um novo incidente, que o atingiu, informou o comandante à emissora de televisão "Globonews".

Ontem, de acordo com boletim emitido pela Prefeitura de Petrópolis, na localidade não havia sido registrada nenhuma morte, apenas que em um deslizamento na rua Rocha Miranda, oito pessoas ficaram feridas.

Nesta terça-feira, nove corpos foram localizados, sendo que todos os outros oitos foram encontrados nos bairros Quitandinha e Alto Independência, os mais atingidos dentre os 21 pontos de escorregamento ou alagamento na cidade.

A chuva em Petrópolis durou do fim da tarde de domingo até o início da tarde de segunda-feira. O índice pluviométrico do Quitandinha chegou a 499 milímetros em 36 horas, o dobro do esperado para o mês inteiro.

Ainda de acordo com Sérgio Simões, não há número preciso de desaparecidos, mas as equipes de resgate trabalham com quatro a oito pessoas a serem encontradas, todas no Quitandinha.

De acordo com o Sistema de Alertas de Cheias do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), nas últimas quatro horas foram registradas chuvas leves em pontos isolados da cidade, tanto é que Petrópolis já deixou o estado de alerta passando para o estado de vigilância.

A Secretaria de Defesa Civil continua atuando com cerca de 250 militares e agentes em apoio à cidade. O Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad) segue monitorando as condições do tempo e ocorrências causadas pelas chuvas.

Desde ontem cerca de 100 pessoas foram contratadas para uma frente emergencial de trabalho. A ideia é que o reforço ainda receba mais 400 homens. Outras 180 pessoas, entre funcionários da Defesa Civil, de diversas secretarias e voluntários especializados também estão pelas ruas auxiliando nas vistorias das ocorrências. Além disso, cerca de 250 bombeiros reforçaram o efetivo da cidade.

Entre as vítimas fatais, estão dois membros da Defesa Civil municipal, Fernando Fernandes de Lima, de 44 anos, e Paulo Roberto Filgueiras, de 37 anos, que atendiam uma ocorrência na localidade Espírito Santo, no Quitandinha, na noite de domingo, quando foram atingidos por um deslizamento.