Trump obtém espaço na televisão mesmo sem comparecer a debate republicano

Washington, 28 jan (EFE).- O magnata imobiliário e favorito nas pesquisas para ser o indicado do Partido Republicano para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, Donald Trump, obteve nesta quinta-feira seu devido espaço na televisão, mesmo após sua decisão de não comparecer ao debate entre os pré-candidatos conservadores organizado pela emissora "Fox News".

A polêmica decisão do magnata nova-iorquino de não participar do último debate antes do início formal do processo de primárias na próxima segunda-feira com o caucus de Iowa não significou uma perda de projeção midiática para Trump, já que outros canais televisionaram seu evento paralelo.

Enquanto sete pré-candidatos republicanos debatiam na "Fox News" no Centro de Convenções de Des Moines (Iowa), a poucos metros e nessa mesma cidade, Trump fez um discurso em um ato organizado para arrecadar fundos para os veteranos de guerra que foi televisionado pelos canais "CNN" e "MSNBC".

Assim, mesmo não aparecendo na "Fox News", Trump garantiu somente para si vários minutos de discurso nas outras duas principais redes de notícias 24 horas do país.

"Organizamos isto em cerca de 24 horas. Queria ir ao debate, mas você tem que se defender quando lhe tratam mal. Há alguns minutos, a 'Fox' me telefonou e me perguntaram se eu queria ir", disse Trump logo após começar seu discurso, para imediatamente destacar a grande presença de câmeras em seu evento paralelo, "mais que nos prêmios da Academia (Oscar)", brincou o magnata.

O favorito nas pesquisas tanto em nível nacional como em Iowa se perguntou abertamente pelas possíveis consequências de sua ausência do debate, que justificou por seu descontentamento com a "Fox" devido à polêmica em que se envolveu com uma das principais apresentadoras do canal, a jornalista Megyn Kelly.

"(Não comparecer ao debate) é algo bom para mim? Ou ruim? Ganharei votos? Ou perderei apoio? Ninguém sabe. Mas valeu a pena. Valeu a pena porque arrecadamos mais de US$ 5 milhões em um dia", afirmou o magnata.

Em seguida, Trump leu uma lista com os nomes das pessoas que doaram dinheiro hoje para seu esforço de arrecadação de fundos para os veteranos, entre eles vários milionários de Nova York.

O evento paralelo de Trump obteve bons resultados nas redes, já que, durante os minutos anteriores ao início do debate, o magnata foi o pré-candidato mais procurado no Google por ampla margem, segundo dados do próprio site de buscas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos