Nobel da Paz de 2016 bate recorde de candidaturas

Em Copenhague

  • Diana Ulloa/AFP

    Papa Francisco é um dos indicados ao Nobel da Paz

    Papa Francisco é um dos indicados ao Nobel da Paz

O Nobel da Paz tem este ano um número recorde de 376 candidatos ao prestigiado prêmio, informou nesta terça-feira (1º) o Comitê Nobel da Noruega.

O número bate com larga diferença o recorde anterior, de 278 candidatos, registrado há dois anos.

Do total de candidatos deste ano, 228 são indivíduos e 148 são organizações.

Segundo o testamento do magnata sueco Alfred Nobel, criador do prêmio, podem indicar candidatos ao prêmio da Paz catedráticos das universidades em Direito, História e Ciências Políticas; parlamentares, antigos laureados e membros de cortes internacionais, entre outros.

Só os indicados podem saber a identidade dos candidatos, já que o Comitê Nobel norueguês só confirma os nomes 50 anos depois da indicação, e só torna público o número total de candidatos.

Se sabe que entre os candidatos deste ano estão: o papa Francisco, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Timoleón Jiménez; o ex-analista da CIA Edward Snowden e os moradores e voluntários que ajudam os refugiados nas ilhas gregas.

O Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia foi o ganhador do prêmio ano passado, por seu trabalho na construção de uma "democracia plural" neste país africano, segundo o comunicado do Comitê.

O Nobel da Paz, cujo ganhador é anunciado em outubro, é o único dos prêmios que não é dado nem entregue em Estocolmo, mas em Oslo, por desejo expresso de Alfred Nobel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos