Quase metade dos cidadãos dos EUA aprova governo Obama

Washington, 24 mar (EFE).- Uma pesquisa de abrangência nacional divulgada nesta quinta-feira, poucos dias após o presidente Barack Obama visitar Cuba, mostra que 49% dos cidadãos dos Estados Unidos aprovam seu governo.

A pesquisa, que dá a Obama sua nota mais alta desde 2013, mostra que o presidente tem melhor aprovação entre as mulheres (54% delas), entre as minorias raciais (75%) e pessoas de 18 a 34 anos (62%). Já entre os homens, os brancos e os maiores de 50 anos, seus números majoritários são de reprovação.

"Estes números do final de mandato talvez possam alegrar seu coração nesta difícil etapa política", disse em comunicado Tim Malloy, diretor assistente da pesquisa, elaborada pela universidade de Quinnipiac, do estado de Connecticut.

Faltando oito meses para as eleições presidenciais, apenas 32% dos americanos aplaude os trabalhos dos membros do partido Democrata no Congresso, enquanto 62% reprovam, embora esses dados representem a melhor taxa de aprovação de Obama 2013.

No caso dos republicanos, a aprovação é ainda pior, de 15%, contra 81% de rejeição.

"Sejamos sinceros: Os dois partidos são profundamente impopulares, mas os democratas são os menos atacados", acrescentou Malloy.

Além disso, a pesquisa põe sobre a mesa que todos os gêneros e grupos raciais apoiam que o Senado considere a indicação do juiz Merrick Garland, proposto por Obama para ocupar o lugar do recém-falecido Antonin Scalia, na Suprema Corte, ao invés de o cargo ser definido pelo próximo presidente.

Em geral, sete em cada dez americanos estão insatisfeitos com a situação atual do país, enquanto 29% de seus habitantes estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o rumo político da nação.

A pesquisa foi realizada de 16 a 21 de março com 1.451 eleitores de todo o país através de entrevistas por telefone e pessoais e tem uma margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos