Topo

Vargas Llosa afirma que "nunca pôs um dólar" em sociedade em paraíso fiscal

Em Paris

07/04/2016 16h49

O escritor peruano Mario Vargas Llosa declarou nesta quinta-feira (7) que nunca soube que havia sido aberta uma sociedade no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas em seu nome e no de sua ex-mulher e garantiu que "nunca pôs um dólar nessa empresa".

Em entrevista à imprensa após receber uma homenagem no Instituto Cervantes de Paris, Vargas Llosa disse que já está "acostumado a receber golpes baixos", ainda mais após ter sido candidato às eleições presidenciais de seu país.

"Fiquei surpreso, porque eu nem sequer sabia que se tinha aberto por cinco semanas uma conta em meu nome e no da minha mulher (...) Nunca pus um dólar nessa empresa e nunca houve o menor movimento econômico", acrescentou o vencedor do Prêmio Nobel.

O site do jornal espanhol "El Confidencial" publicou na quarta-feira que o vazamento dos chamados Panama Papers em seu poder "demonstra" que o escritor peruano "esteve muito perto de controlar a companhia Talome Services Corp. junto com sua ex-mulher Patricia Llosa durante um breve período de tempo em 2010".

A empresa foi adquirida pelo casal junto ao escritório especializado Mossack Fonseca através de um intermediário, Dave Marriner, diretor da firma holandesa Pan-Invest Management, com sedes no Chipre e em Luxemburgo.

Para Vargas Llosa, "não é uma vilania, mas uma bobagem associar o desaparecimento da empresa ao fato de que eu receberia o Nobel quando aconteceu tudo isso", em alusão aos indícios de que a correspondência entre Marriner e Mossack, segundo o site, se interrompe nos dias prévios da entrega do Prêmio Nobel de Literatura de 2010, em 7 de outubro daquele ano.

Como o dinheiro se esconde

UOL Notícias