Topo

Presidente da Ucrânia promete recuperar soberania sobre a Crimeia

25/05/2016 13h13

Kiev, 25 mai (EFE).- O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, prometeu recuperar a soberania sobre Crimeia e a região leste do país ocupadas pelos separatistas pró-Rússia, da mesma forma que conseguiu a libertação da piloto Nadezhda Savchenko, que nesta quarta-feira deixou a prisão da Rússia.

"Recuperaremos Crimeia e Donbas (leste da Ucrânia) sob a soberania ucraniana da mesma maneira que recuperamos Nadezhda", disse.

Savchenko, condenada na Rússia a 22 anos de prisão pelo assassinato de dois jornalistas russos, chegou hoje em Kiev após ser perdoada pelo presidente russo, Vladimir Putin, e trocada por dois militares russos, também perdoados, que cumpriam pena na Ucrânia por integrarem o grupo separatista pró-Rússia.

Poroshenko agradeceu o apoio e a participação ativa de "toda a união 'pro-ucraniana' no mundo", e em particular dos líderes dos Estados Unidos e os países da União Europeia (UE), que "exigiram com determinação o retorno de Savchenko ao país".

O líder ucraniano recebeu a piloto na sede da presidência ucraniana, e entregou a ela a ordem "Estrela de Ouro de Herói da Ucrânia", honraria que lhe foi conferida em março do ano passado.

"Vou trabalhar, em primeiro lugar, para que cada prisioneiro que esteja vivo retorne vivo, para que morram os menos possíveis, e para que Ucrânia seja forte", disse Savchenko.

Após receber de mãos de Poroshenko a ordem, a piloto cumprimentou alguns de seus companheiros militares presentes na cerimônia.