Topo

Macri diz que subir tarifas era a única forma de "garantir um futuro"

26/05/2016 22h16

Buenos Aires, 26 mai (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, declarou nesta quinta-feira que "não existia outra forma" de garantir o futuro dos argentinos a não ser decidir os aumentos de tarifas em serviços públicos e defendeu o trabalho "em equipe" dos setores público e privado para lutar contra a pobreza.

"Acreditem, se tivesse havido uma forma, uma solução que tivesse evitado para mim como presidente aumentar as tarifas, eu teria tomado, mas não existia outra forma de garantir um futuro. Um país sem energia não pode funcionar", ressaltou o presidente durante uma visita a uma usina de eletrodomésticos na província de Córdoba.

O governo argentino anunciou em abril novas e polêmicas tarifas de gás e a água, com aumentos de 300% em média, no primeiro caso, e de até 375% no segundo serviço, após altas de até 600% na fatura da luz, assim como diversos aumentos no preço do combustível.

O governo considerou necessário implementar um novo esquema de tarifas, entre outros fatores, para equilibrar os preços entre as diferentes províncias do país e promover investimentos no desenvolvimento energético.

"Hoje estamos severamente afetados por isso. Por isso temos cortes (de eletricidade) por todo o país. Mas começamos a resolver o problema, como tantos outros. Eles não são resolvidos de um dia para o outro", ressaltou Macri em ato acompanhado pelo ministro do Interior, Habitação e Obras Públicas, Rogelio Frigerio e o governador de Córdoba, Juan Schiaretti.

O chefe de Estado visitou, no município de Luque, a fábrica da empresa José Alladio e Hijos, que anunciou o lançamento de uma nova plataforma para a fabricação de máquinas de lavar com conexão Wi-Fi.

"Máquinas de lavar com Wi-Fi! Se minha avó voltasse por um instante diria: 'O que é isto? Um prato voador ou uma máquina de lavar?'", disse Macri em referência a este novo modelo de eletrodoméstico de última geração, que poderá ser posto em funcionamento e controlado por um tablet ou um celular.

Macri sustentou que o fato de ser possível fabricar um produto com esse nível de desenvolvimento tecnológico na Argentina é um "orgulho" para todos os cidadãos e uma demonstração de "talento e capacidade empreendedora".

Além disso, disse que isso põe em evidência o que os argentinos são capazes de fazer quando privilegiam o interesse do conjunto, não pensando "no salve-se que puder", mas em uma Argentina que se desenvolve "em forma integral, que tem regras do jogo claras e onde a confiança se fortalece dia a dia".

"Como presidente me comprometo a trabalhar junto a vocês todos os dias, e todos os dias vamos dar passos na direção correta. A cada dia na Argentina vamos aspirar mais e mais o caminho do progresso, o caminho do futuro", ressaltou.

"Acabou esse Estado que dificulta e que põe impedimentos. Este governo quer trabalhar em conjunto com vocês porque somente dessa maneira vamos conseguir essa Argentina com pobreza zero, trabalhando em equipe o setor público e o setor privado. Esse é o caminho", disse o líder.