Raúl Castro e Feijóo abordam vias de cooperação Cuba-Galícia

Havana, 28 mai (EFE).- Os presidentes de Cuba, Raúl Castro e da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, tiveram neste sábado em Havana uma reunião onde trataram sobre possíveis vias para aumentar a cooperação econômica em áreas como a agroalimentação, biotecnologia, novas tecnologias, transporte e turismo.

Após o encontro, que durou uma hora e meia, o presidente galego disse à imprensa que Raúl Castro expressou que, "visto que Cuba e Espanha iniciam agora uma nova etapa em sua relação, ele gostaria de começar pela Galícia muitas dessas coisas".

Raúl e Feijóo acertaram que na próxima semana, a Xunta da Galícia e a Vice-Presidência econômica de Cuba vão trocar um documento para propor em que áreas podem estreitar a cooperação.

"Foi uma reunião longa. (Raúl Castro) o vi em forma, acho que mantém o ímpeto de prosseguir com esta tarefa de atualização econômica que está vivendo o país", afirmou Feijóo sobre Raúl, descendente de galegos e com quem já se reuniu em dezembro de 2013, em sua visita anterior ao país.

"Falamos da evolução de Cuba durante estes anos. O novo momento político que está vivendo a ilha de Cuba. Falamos da nova relação entre Cuba e EUA. E falamos da Galícia", resumiu Feijóo, que encerrou hoje a agenda oficial de sua visita a Cuba, onde participou do 11º Conselho de comunidades galegas no exterior, que se reuniu ontem e hoje em Havana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos