Serra se reunirá com representantes de EUA e Europa em Paris

São Paulo, 28 mai (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, José Serra, deixou Cabo Verde, onde se encontrou com autoridades do país africano, e embarcou neste sábado para Paris, cidade onde participará na próxima semana da Reunião Ministerial da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Como parte da reunião, segundo comunicou o Ministério das Relações Exteriores, Serra se reunirá com representantes do governo dos Estados Unidos e com membros da União Europeia (UE), além de cumprir uma intensa agenda de encontros bilaterais.

Na capital francesa, o ministro será recebido pelo representante de Comércio dos Estados Unidos, Michael Froman, e pela secretária Penny Pritzker, com quem buscará mais flexibilidade do mercado americano para a importação de carne brasileira.

Pelo lado europeu, Serra se encontrará com a comissária de Comércio, Cecilia Malmström, com a qual abordará a troca de ofertas entre Mercosul e União Europeia, prevista para o dia 11 de junho e que faz parte das negociações para um acordo comercial.

Em Cabo Verde, Serra foi recebido pelo presidente, Jorge Carlos Fonseca; pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e pelo chanceler, Luis Filipe Tavares.

O país africano é o principal beneficiado do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que desde 2000 recebeu quase três mil estudantes cabo-verdianos em universidades brasileiras, e desde 2013 implementou outra iniciativa de troca de profissionais de formação na Marinha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos