Bonnie volta a ser depressão tropical no litoral da Carolina do Norte

Miami, 2 jun (EFE).- Bonnie se transformou nesta quinta-feira novamente em depressão tropical ao aumentar seus ventos máximos sustentados até 45 km/h ao leste-sudeste do cabo de Hatteras, na Carolina do Norte, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Os ventos remanescentes de Bonnie, a segunda tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico, se fortaleceram no litoral da Carolina do Norte e se transformaram de novo em depressão tropical, indicou o NHC em seu boletim das 15h GMT (12h, em Brasília) de hoje.

"Chuvas intensas continuarão caindo sobre a costa leste da Carolina do norte", advertiu o NHC, com sede em Miami.

Bonnie é a segunda tempestade formada antes do início, na quarta-feira oficialmente, da temporada de furacões na Bacia Atlântica, que termina em 30 de novembro.

Em meados de janeiro, surgiu o furacão Alex, que chegou a categoria 2 na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de um máximo de 5, e se degradou rapidamente para tempestade tropical após tocar terra nas Ilhas Açores.

A depressão se desloca em direção nordeste com uma velocidade de translação de 11 km/h e espera-se que gire nas próximas horas rumo a leste-nordeste.

Segundo uma provável trajetória, o centro da depressão "deve começar a se afastar do litoral de Carolina do norte na tarde e noite de hoje", detalhou o NHC.

A temporada de furacões na Bacia Atlântica pode ser "próxima ao normal", com 10 a 16 tempestades tropicais, informou recentemente a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA).

A agência federal apresentou suas previsões próxima da temporada de ciclones na Bacia Atlântica para este ano, que afeta durante seis meses os Estados Unidos, o Caribe e México.

A NOAA afirmou que entre quatro e oito das tempestades tropicais podem chegar a ser furacões, uma previsão superior à dos últimos três anos.

O centro estimou que entre um e quatro dos furacões previstos serão de categoria maior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos