Obama e Merkel "lamentam" decisão do Reino Unido de deixar União Europeia

Washington, 24 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, "lamentaram" nesta sexta-feira a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE), mas também disseram que a respeitam, segundo a Casa Branca.

Como já o próprio Obama havia antecipado em discurso na Cúpula Global de Empreendedores (GES), na Universidade de Stanford (Califórnia, EUA), o presidente americano ligou tanto para a chanceler alemã como para o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, após tomar conhecimento dos resultados do referendo realizado ontem.

Em comunicado posterior, a Casa Branca detalhou que Obama e Merkel definiram que "as equipes econômicas e financeiras dos países-membros do G7 (Estados Unidos, França, Canadá, Reino Unido, Japão, Itália e Alemanha) vão se coordenar estreitamente" para buscar a estabilidade financeira e o crescimento econômico.

"O presidente e a chanceler afirmaram que a Alemanha e a UE continuarão sendo parceiros indispensáveis dos Estados Unidos" e disseram esperar com interesse "a oportunidade de ressaltar a força e a união permanente dos laços transatlânticos" na cúpula da Otan em Varsóvia, na Polônia, no próximo mês.

Em sua conversa com o primeiro-ministro do Reino Unido, que já anunciou sua renúncia após o resultado a favor da saída do bloco, Obama reiterou "a relação especial" entre os dois países e o desejo de permanência do Reino Unido na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Obama também expressou "seu pesar" pela decisão do primeiro-ministro de renunciar ao cargo e ressaltou seu papel à frente do governo britânico como "um parceiro de confiança", disse a Casa Branca em outro comunicado.

Obama e Cameron afirmaram em que "têm certeza" de que o Reino Unido e a UE negociarão de "maneira produtiva" os próximos passos para "garantir a estabilidade financeira, a continuação do comércio, o investimento e a prosperidade mútua".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos