Topo

Trump se compromete a reforçar laços com Londres se for presidente

24/06/2016 07h44

Londres, 24 jun (EFE).- O virtual candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, se comprometeu nesta sexta-feira a "reforçar os laços" com um Reino Unido "livre e independente" se chegar à Casa Branca após as eleições de novembro próximo.

Em mensagem publicada em seu perfil do Facebook, Trump comemorou a vitória dos partidários da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) no referendo da quinta-feira, no qual os britânicos, disse, exerceram o "direito sagrado de todos os povos livres".

"Declararam sua independência da União Europeia e votaram para retomar o controle de sua própria política, fronteiras e economia", escreveu o pré-candidato republicano sobre uma consulta na qual a opção do "brexit" obteve 52% dos votos, contra 48% dos defensores da permanência no bloco comunitário.

O político e empresário reiterou que uma "Administração de Trump" está pronta para "reforçar nossos laços com um Reino Unido livre e independente", e para "estender nossas relações comerciais, culturais e de defesa mútua".

"O mundo inteiro é um lugar mais estável e pacífico quando nossos dois países - e nossa gente - estão unidos (...) Em novembro, os americanos terão a oportunidade de voltar a declarar sua independência", ressaltou Trump, quem está hoje na Escócia para inaugurar um luxuoso complexo de golfe que começou a construir há quase uma década.

Na sua opinião, "o eleitorado americano poderá votar nas urnas sobre questões relacionadas com o comércio, a imigração e uma política externa que antepõe os interesses de nossos cidadãos".

"Terão a oportunidade de rejeitar o atual governo global da elite para conseguir uma mudança real capaz de instaurar um governo de e para o povo", concluiu.