Kerry anuncia viagem a Bruxelas e Londres na segunda-feira

Roma, 26 jun (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, que chegou neste domingo a Roma, na Itália, viajará na segunda-feira para Bruxelas (Bélgica) e Londres (Reino Unido), para - segundo ele - reafirmar por parte de Washington a "inabalável associação (dos EUA) com a União Europeia e o Reino Unido".

Kerry fez este anúncio no Twitter após reunir-se em Roma com o ministro italiano de Relações Exteriores, Paolo Gentiloni.

O secretário de Estado acrescentou em entrevista à imprensa após este encontro que seu país "continuará tendo uma relação estreita e especial com a Grã-Bretanha" apesar do resultado do referendo sobre a União Europeia da última quinta-feira.

O chefe da diplomacia americana detalhou que se reunirá com a alta representante da União Europeia, Federica Mogherini, e com o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Philip Hammond.

"Isso não pode mudar pelo voto", disse Kerry sobre o "Brexit".

O secretário de Estado americano acrescentou que, "por outro lado, a UE tem que dar passos para responder aos eleitores e às preocupações dos cidadãos dos outros países".

O secretário de Estado também deve se reunir em Roma com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que chegará hoje à capital italiana, e se encontrará na segunda-feira de manhã com o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos