Massacre de policiais em Dallas obriga Obama a encurtar viagem à Espanha

Varsóvia, 8 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou nesta sexta-feira sua viagem à cidade espanhola de Sevilla, prevista para este domingo, para antecipar sua agenda em Madri e sua visita à base militar de Rota, e retornar assim no próprio domingo a Washington, informou a Casa Branca.

Obama, que se encontra na Polônia para a cúpula da Otan realizada em Varsóvia, tinha previsto imediatamente depois uma viagem de dois dias à Espanha, mas decidiu encurtar sua estadia por causa do tiroteio ocorrido ontem em Dallas (Texas) no qual morreram cinco policiais.

"No sábado, o presidente partirá rumo a Madri, Espanha, onde passará a noite", como estava previsto, afirmou em um breve comunicado seu porta-voz, Josh Earnest, que detalhou as mudanças na agenda de Obama.

Segundo indicou, no domingo Obama "participará de reuniões com seu colega espanhol", o presidente interino Mariano Rajoy, assim como com outros funcionários do governo e depois viajará à base militar de Rota, "como estava previsto" para esse dia.

Em princípio estava previsto que Obama tivesse reuniões em Madri com Rajoy e com o rei da Espanha na segunda-feira, após passear por Sevilla e visitar a base de Rota (Cádiz) no domingo.

Agora, na noite do próprio domingo, segundo Earnest, o presidente americano viajará de volta a Washington, para comparecer, no início da próxima semana, a Dallas, após aceitar o convite de seu prefeito, Mike Rawlings.

"Mais adiante na semana, o presidente continuará trabalhando da Casa Branca para unir o povo e apoiar nossos policiais e nossas comunidades, e encontrar um terreno comum (...) que faça frente às persistentes diferenças raciais em nosso sistema de justiça", acrescentou Earnest.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos