Várias cidades turcas realizam "vigílias pela democracia"

  • Cihan/Xinhua

Ancara, 17 jul (EFE).- Em várias cidades da Turquia foram realizadas esta madrugada "vigílias pela democracia" por causa do fracasso da tentativa de golpe de Estado da sexta-feira passada, informaram as emissores locais.

Desde o início da tentativa golpista o presidente turco, o islamita Recep Tayyip Erdogan, tinha pedido a seus seguidores para sair às ruas para enfrentar o golpe.

Ao longo do sábado, inclusive após saber já que o golpe tinha fracassado com toda segurança, Erdogan enviou uma mensagem de texto a milhões de cidadãos no qual se pedia ao povo para "defender a democracia".

As emissoras turcas mostraram ao longo da madrugada imagens de milhares de pessoas reunidas nas principais cidades do país, como Ancara, Istambul e Esmirna.

A imprensa turca afirma que a intenção de Erdogan e do governante partido islamita AKP é que as vigílias e protestos continuem durante os próximos dias.

O jornal "Hürriyet" informa em sua versão eletrônica que Erdogan falou ontem à noite por telefone com dois líderes da oposição para agradecer pessoalmente sua rejeição à tentativa golpista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos