ONU parabeniza Colômbia e pede implementação exemplar de acordo de paz

Nações Unidas, 24 ago (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, parabenizou nesta quarta-feira a Colômbia pela conclusão das negociações de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e pediu um esforço "decidido e exemplar" para implementar os acordos firmados em Havana.

"O secretário-geral parabeniza o presidente Juan Manuel Santos, o líder das Farc, Timoléon Jiménez, e as equipes negociadores em Havana por seu árduo trabalho e perseverança para chegar a essa etapa do processo", disse Ban por meio de comunicado.

Além disso, o diplomata sul-coreano quis parabenizar organizações e cidadãos que contribuíram com o diálogo com propostas, além também dos países fiadores do processo (Cuba e Noruega).

"Agora que as negociações foram finalizadas, será necessário um esforço igualmente decidido e exemplar para implementar os acordos", afirmou o secretário-geral da ONU.

Ban também pediu que a comunidade internacional preste "todo seu apoio à Colômbia nesta nova e transcendental etapa do processo de paz". "Estaremos ao lado da Colômbia em seu empenho por construir um futuro em paz", disse o diplomata sul-coreano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos