Venezuela designa embaixador no Irã e anuncia novo dinamismo em relações

Caracas, 27 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, designou neste sábado o general-em-chefe Jesús González como novo embaixador do país no Irã, e anunciou o início de um novo dinamismo nas relações bilaterais entre Caracas e Teerã.

Estas decisões as comunicou Maduro durante um encontro que teve na capital venezuelana com o chanceler da República Islâmica do Irã, Mohammad Javad Zarif, que chegou mais cedo ao país sul-americano para finalizar uma viagem que o levou a Cuba, Nicarágua, Equador, Chile e Bolívia.

No ato, as autoridades dos bancos centrais de Irã e Venezuela assinaram um convênio em matéria financeira e uma declaração conjunta destes entes para "estreitar laços", segundo a Chancelaria venezuelana no Twitter sem dar detalhes do acordo.

A chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, disse que do encontro participaram uma delegação de ministros de diversas áreas e que Caracas e Teerã estão trabalhando para "continuar potencializando" as alianças estratégicas.

Por sua vez, Zarif manifestou o interesse do Irã em "aprofundar e ampliar" as relações de cooperação com a Venezuela e com os demais países da América Latina.

Em junho de 2015, o governo da Venezuela e uma alta delegação da República Islâmica do Irã, assinaram seis acordos de cooperação científica, tecnológica, econômica e de saúde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos