Topo

EUA criarão canais de coordenação entre turcos e forças aliadas na Síria

30/08/2016 18h48

Washington, 30 ago (EFE).- Os Estados Unidos habilitarão canais de comunicação com aliados turcos e curdos para evitar uma escalada armada entre eles no norte da Síria e centrar as operações em acabar com os jihadistas do Estado Islâmico (EI) em suas áreas de influência, informou nesta terça-feira à Agência Efe um porta-voz do Comando Central.

"Damos as boas-vindas à calma entre o exército turco e outras forças anti-EI na Síria. Além disso, a coalizão (liderada pelos Estados Unidos) está estabelecendo canais de comunicação para evitar encontrões e manobras conflituosas em um campo de batalha complexo", disse à Efe Michael Meyer, um porta-voz do Comando Central, encarregado de operações militares no Oriente Médio.

O Conselho Militar de Jarabulus, apoiado por milicianos curdos opostos à Turquia, anunciou hoje ter alcançado um acordo de cessar-fogo temporário com as forças turcas enviadas presentes nessa região do norte da Síria.

Em comunicado, o Conselho detalhou que o pacto foi possível graças à mediação da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, que apoia tanto às forças turcas como aos curdos em sua luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

"A melhora da coordenação das atividades armadas no norte da Síria busca assegurar a segurança de todas as forças (aliadas de Washington)", comentou Meyer, que lembrou que tanto turcos como curdos devem se focar no inimigo comum: o Estado Islâmico.

A Turquia interveio na Síria na semana passada para evitar que as forças curdas conectem seus domínios ao leste do Eufrates com o enclave de Afrin, ao oeste, o que lhes permitiria controlar uma importante faixa de território ao longo da fronteira turca.

O comandante do Comando Central, o general Joseph Votel, garantiu hoje que os Estados Unidos estão focados em que seus aliados curdos e turcos cessem seus enfrentamentos e ambas forças se centrem em combater o Estado Islâmico (EI).