Topo

Temer diz que acordo na Colômbia dá esperança a "futuro de paz" no mundo

26/09/2016 23h21

Brasília, 26 set (EFE).- O presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta segunda-feira que a assinatura dos acordos de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha das Farc, que aconteceu em Cartagena, dá "esperança" a um "futuro de paz" na região e no resto do mundo.

"O Brasil está com a Colômbia neste momento histórico em que o acordo de paz com as Farc foi assinado. Os colombianos nos transmitem uma mensagem de confiança e de esperança", afirmou Temer, em comunicado divulgado hoje à noite pela presidência.

Nesse sentido, o presidente explicou que a "confiança é na capacidade do diálogo para superar os conflitos, por mais longos que sejam, por mais insolúveis que possam parecer. E esperança em um futuro de paz, em nossa região e no mundo".

Temer lembrou que no último dia 20, na Assembleia da ONU, reiterou a seu colega colombiano, Juan Manuel Santos, que o Brasil "continuará cooperando para a paz na Colômbia".

"Estamos prontos para continuar contribuindo, em particular, nos temas de relevância direta pós-conflito, seja bilateralmente ou através da ONU", acrescentou.

Representando Michel Temer, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, participou dos atos em Cartagena das Índias, cidade colombiana onde foi assinado o acordo.

O acordo de paz foi assinado por Santos e pelo número um das Farc, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como "Timochenko", e no próximo domingo o texto será submetido a um referendo para a ratificação popular.