Topo

Em gravação, Trump abusa de termos vulgares para se referir a mulheres

07/10/2016 20h30

Washington, 7 out (EFE).- O jornal "The Washington Post" divulgou nesta sexta-feira a gravação de uma conversa privada do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual explica com vulgaridades como tenta conquistar mulheres e comenta que "se você é uma celebridade te deixam fazer qualquer coisa".

A gravação, que contém palavras obscenas e ofensivas, foi feita em 2005 em um ônibus durante uma conversa de Trump com o então apresentador do programa "Access Hollywood", Billy Bush.

Trump fala primeiro de como tentou levar para a cama uma mulher casada e como ela o rejeitou.

"Dei em cima dela como uma vadia, mas não consegui. Já estava casada (...). Então, de repente a vejo e já tem peitos falsos e tudo, mudou totalmente seu aspecto", diz Trump ao apresentador.

Em seguida, parece chamar atenção para a presença fora do ônibus de uma apresentadora que ia recebê-los para iniciar o programa transmitido pela televisão no qual o multimilionário faria uma aparição, e a conversa passa a concentrar-se nela.

Quando Bush diz que ela é "muito gostosa", Trump responde que irá chupar algumas balas de menta, para o caso de "começar a beijá-la".

"Eu sou automaticamente atraído pela beleza - eu simplesmente começo a beijá-las. É como um imã. Simplesmente beijo. E quando você é famoso elas deixam você fazer isso. Você pode fazer qualquer coisa", acrescenta Trump.

"Qualquer coisa que você quiser", completa Bush. Trump então arremata "Agarrá-las pela b....", usando uma palavra vulgar para se referir às partes íntimas da mulher.

O candidato presidencial utiliza essa atitude e um vocabulário vulgar, mas se compõe quando desce do ônibus para cumprimentar a apresentadora e começar a gravação formal do programa.

Em um breve comunicado, Trump se desculpou pelo conteúdo da gravação "se alguém se sentiu ofendido".

"Isso era uma brincadeira de vestiário, uma conversa particular que aconteceu há muitos anos. Bill Clinton disse coisas bem piores para mim no campo de golfe - nem perto disso", afirmou Trump em sua nota de desculpa.

A gravação é divulgada a apenas dois dias do segundo debate presidencial televisionado entre Trump e sua rival democrata, Hillary Clinton.

Em mensagem em seu conta no Twitter, a candidata presidencial democrata qualificou a gravação de "terrível".

"Não podemos permitir que este homem se torne presidente", escreveu.

Nos últimos dias surgiram na imprensa testemunhos de pessoas que participaram dos programas de televisão nos quais Trump ficou popular e dos concursos de beleza que produziu e que indicavam um suposto comportamento machista e ofensivo com as mulheres do candidato republicano.

No entanto, esta é a primeira vez que se divulga uma gravação na qual se escuta Trump fazendo comentários machistas, vulgares e ofensivos contra as mulheres.