Topo

Governo uruguaio destaca valor democrático e compromisso de Batlle com país

Ex-presidente uruguaio Jorge Batlle com sua mulher, Mercedes, em foto de 2000 - Miguel Rojo/AFP
Ex-presidente uruguaio Jorge Batlle com sua mulher, Mercedes, em foto de 2000 Imagem: Miguel Rojo/AFP

De Montevidéu (Uruguai)

25/10/2016 03h09

O governo do Uruguai expressou nesta terça-feira (25) suas condolências pelo falecimento na segunda (24) do ex-presidente Jorge Batlle e destacou "a defesa dos valores democráticos" e o "compromisso com o país" que manteve durante seu mandato (2000-2005) e sua trajetória parlamentar.

Batlle, que completaria 89 anos nesta terça, faleceu no Sanatório Americano de Montevidéu, onde estava internado após sofrer uma queda no último dia 14, na cidade de Tacuarembó, sofrendo um traumatismo craniano.

O Executivo decretou luto oficial nesta terça, com honras fúnebres e bandeira a meio mastro em todas as repartições do Estado, tanto dentro do país como no exterior.

O velório será realizado em Montevidéu, no Salão dos Passos Perdidos do Palácio Legislativo, das 8h às 14h (hora local).

Mais tarde, o cortejo fúnebre sairá para a sede do Partido Colorado, força política de centro-direita onde militou Batlle, para continuar em direção ao Cemitério Central da capital uruguaia, onde será enterrado no panteão de sua família.

O mandato de Batlle foi marcado, principalmente, pela gestão da grave crise econômica que castigou ao país em 2002.