Partido de Leopoldo López não participará de diálogo com governo de Maduro

Caracas, 25 out (EFE).- O partido fundado pelo venezuelano Leopoldo López, o Vontade Popular, anunciou nesta terça-feira que não participará do diálogo promovido pelo Vaticano entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ainda não há condições para instalar uma mesa de negociação.

"Após o anúncio do início de um processo de diálogo no próximo dia 30 de outubro, achamos que hoje não estão dadas as condições dada a persistência do regime em impulsionar o confronto sociopolítico, a perseguição e o amedrontamento contra todo aquele que pensa diferente", indicou o partido em comunicado.

O Vontade Popular destacou que a prioridade é o "avanço institucional junto ao protesto pacífico, firme e contundente, que permita construir as condições favoráveis para a restituição da Constituição e da democracia", completa o texto.

Além disso, o Vontade Popular afirma que a posição expressada na nota é a mesma de López, que cumpre pena devido à condenação por violência em um protesto contra o governo de Maduro. O partido, porém, diz que o diálogo pode ser oportuno se for feito com "real vontade".

Com essa decisão, o Vontade Popular se soma a um grupo de vários dirigentes de oposição que se manifestou contra as conversas com o governo, apesar do próprio secretário-geral da aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), Jesus Torrealba, ter acompanhado ontem o enviado do Vaticano, Emil Paul Tscherrig, no anúncio de início das negociações.

O partido de López agradeceu ao Vaticano pela "boa e permanente vontade" de mediar o conflito venezuelano e afirmou que a espera que a intervenção da Santa Sé "se traduza em breve em demonstrações tangíveis de boa vontade e bem-estar para o povo venezuelano".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos