Ataque suicida no leste do Afeganistão deixa 6 mortos e 6 feridos

Cabul, 31 out (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram e outras seis ficaram feridas nesta segunda-feira em um ataque suicida contra um grupo de idosos tribais que tinham se reunido na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, considerada o reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no país.

Um insurgente detonou os explosivos que carregava em seu colete por volta de 13h30 (horário local, 7h em Brasília) dentro de um hotel da capital provincial, Jalalabad, disse à Agência Efe o porta-voz do governador de Nangarhar, Attaullah Khogyani.

"A informação inicial mostra que seis pessoas morreram e seis ficaram feridas", afirmou ele, adiantando que o número de vítimas poderia aumentar nas próximas horas.

O porta-voz da Polícia de Nangarhar, Hazrat Hussain Mashriqiwal, explicou à Efe que as vítimas tinham ido à cidade para participar de uma reunião, mas não deu detalhes sobre a natureza do encontro.

Pachir-Agam se transformou há alguns dias em palco de enfrentamentos entre membros do EI e das forças de segurança afegãs, que lutam apoiadas por grupos armados de cidadãos comuns.

Os anciãos tribais, homens de avançada idade e com forte reconhecimento na sociedade afegã, frequentemente são porta-vozes e mediadores entre as autoridades e os insurgentes.

O ataque em Jalalabad ainda não foi reivindicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos