Topo

Candidata do Partido Verde alcança recursos para recontar votos em 2 estados

25/11/2016 17h09

Washington, 25 nov (EFE).- A candidata do Partido Verde à presidência dos Estados Unidos, Jill Stein, alcançou os recursos necessários para solicitar uma apuração de votos em Wisconsin e Pensilvânia, dois estados vencidos por pouca diferença por Donald Trump nas eleições do dia 8 de novembro e decisivos para o triunfo do republicano.

A campanha de Stein lançou na quarta-feira passada uma iniciativa de arrecadação de fundos para financiar uma apuração nos dois estados mencionados e em Michigan, onde os resultados eleitorais estão pendentes da certidão final e a vantagem de Trump sobre a rival democrata, Hillary Clinton, é de apenas 10 mil votos.

De acordo com o site oficial de Stein, já foram arrecadados quase US$ 5 milhões, quantia suficiente para financiar a apuração em Wisconsin e Pensilvânia, e o objetivo é chegar a US$ 7 milhões para custear também a recontagem em Michigan.

A equipe de Stein antecipou que prevê apresentar o pedido formal de apuração em Wisconsin antes que vença o prazo, na tarde desta sexta-feira.

De acordo com a campanha de Stein, há provas "convincentes" de "anomalias" na votação nesses três estados, por isso seria necessário verificar os resultados dos condados que dependem de urnas eletrônicas.

Stein, quem recebeu pouco mais de 1% do voto popular nas eleições, negou que seu objetivo ao solicitar esta apuração seja evitar uma presidência de Trump.

A vantagem na Pensilvânia, em Michigan e Wisconsin foi determinante para que Trump superasse a marca dos 270 votos do sistema de colégio eleitoral necessários para chegar à Casa Branca.

Estes três estados tinham se inclinado rumo a candidatos democratas em eleições passadas e o atual presidente, Barack Obama, venceu em todos eles em 2012.