Topo

Trump nomeia assessora adjunta de Segurança Nacional e conselheiro

25/11/2016 19h05

Nova York, 25 nov (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou nesta sexta-feira Kathleen Troia McFarland como sua futura assessora adjunta de Segurança Nacional e Donald F. McGahn como Conselheiro da Casa Branca, informaram fontes oficiais.

As nomeações foram divulgadas pelo escritório de transição presidencial em comunicado datado em Nova York, onde fica sua sede, enquanto Trump se encontra na Flórida com sua família, aproveitando a pausa pelo feriado de Ação de Graças.

Kathleen, cuja nomeação não necessita de aprovação do Senado, estará às ordens do general reformado Michael Flynn, que já foi escolhido anteriormente por Trump como conselheiro de Segurança Nacional e sua designação deve ser ratificada pelo Congresso.

A futura assessora adjunta de Segurança Nacional é atualmente analista de segurança para a rede de televisão "Fox News" e trabalhou nesse campo em governos republicanos anteriores, como as gestões de Richard Nixon (1969-1974), Gerald Ford (1974-1977) e Ronald Reagan (1981-1989).

O comunicado que reporta esta nomeação contém declarações de Trump nas quais o presidente eleito destaca a "tremenda experiência" de Kathleen e seu "talento inato".

McGahn, por sua vez, trabalha para uma companhia de advogados em Washington, foi assessor de Trump na campanha eleitoral e segue exercendo esse papel na equipe de transição presidencial.

Por outro lado, o escritório de transição informou que Trump segue mantendo conversas telefônicas com diferentes líderes internacionais que o parabenizaram por sua eleição no pleito de 8 de novembro.

Nos últimos dias, segundo o comunicado presidencial, o magnata conversou com o presidente panamenho, Juan Carlos Varela, e com o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, entre outros.