Topo

Conselho de Segurança da ONU votará mais sanções à Coreia do Norte

28/11/2016 21h44

Nações Unidas, 28 nov (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU votará nesta quarta-feira a imposição de novas sanções à Coreia doNorte em resposta ao teste nuclear que o país realizou em setembro, disse nesta segunda-feira à Agência Efe uma fonte diplomática.

A votação será feita após mais de dois meses de negociações entre Estados Unidos e China para pactuar uma resolução que endureça as sanções já existentes contra o regime norte-coreano. Uma vez pactuado o texto pelas duas partes, a tendência é que o resto dos membros do Conselho de Segurança deem o sinal verde ao projeto.

Após o teste nuclear de 9 de setembro, o principal órgão de decisão da ONU condenou "contundentemente" a prática, considerada como uma "clara violação" e "flagrante falta de respeito" a suas resoluções. Os 15 membros já anunciaram a intenção de impor mais sanções à Coreia do Norte.

Esse foi o segundo teste em oito meses realizado pelos norte-coreanos e o mais potente até o momento. O anterior, feito em janeiro, levou o Conselho de Segurança sufocar a Coreia do Norte com as sanções mais severas adotadas pelas Nações Unidas em 20 anos, incluindo fortes restrições comerciais e econômicas.

Tradicionalmente, a China foi o principal obstáculo no momento de agir contra o aliado, mas as relações entre Pequim e Pyongyang esfriaram após os testes nucleares coreanos dos últimos anos.