Topo

Forças iraquianas libertam zonas da planície de Ninawa, perto de Mossul

28/11/2016 17h46

Erbil (Iraque), 28 nov (EFE).- As forças iraquianas libertaram nesta segunda-feira todas as zonas da planície da província de Ninawa, situadas ao sudeste de Mossul, informou o subcomandante das Operações Conjuntas, Abdelrami Yarala.

Yarala acrescentou que as forças iraquianas tomaram o controle do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) a frente de Al Zab e as localidades de Al Kasr e Al Oqaidet, nos arredores do rio Deshla.

As forças antiterroristas limparam completamente de explosivos os bairros de Al Masaref e Al Am, ao leste da cidade, que agora tem 23 os distritos livres de artefatos.

O exército iraquiano continua irrompendo em outras áreas para libertá-las nos próximos dias, acrescentou Yarala.

Ao oeste da cidade, as milícias xiitas pró-governo da Multidão Popular tomaram o controle de três localidades perto da frente de Tal Afar, anunciaram em comunicado.

Além disso, evacuaram a dezenas de famílias que fugiam de confrontos nos quais morreram dezenas dos combatentes do EI, acrescentou a nota.

No último dia 17 de outubro, as tropas iraquianas e curdas lançaram uma grande ofensiva para tentar derrotar o EI na província de Ninawa e sua capital, Mossul, que foi conquistada pelos terroristas em 2014.