Trump tem como prioridade mudar embaixada dos EUA em Israel para Jerusalém

Washington, 12 dez (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tem como "prioridade" a mudança da embaixada norte-americana em Israel de Tel Aviv, onde está atualmente, para Jerusalém, disse uma das principais assessoras da equipe de transição do republicano, Kellyane Conway.

"Essa é uma grande prioridade para o presidente eleito. Ele deixou muito claro durante a campanha. Depois da eleição, ouvi ele repetir isso várias vezes em particular, e até publicamente", disse Conway em uma entrevista a um programa de rádio.

Os antecessores de Trump, incluindo o republicano George W.Bush e o democrata Bill Clinton, não quiseram apoiar a ideia de mudar a sede diplomática de Israel para Jerusalém. A maior parte dos países reconhecem Tel Aviv como a capital do país e lá mantém suas embaixadas.

"É algo que nosso amigo Israel, um grande amigo no Oriente Médio, apreciaria. E algo que muitos judeus americanos se expressaram a favor. É um grande passo. É um movimento fácil de fazer", reiterou.

No domingo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, expressou em entrevista ao programa "60 minutes", na emissora norte-americana "CBS", sua intenção de ter uma melhor relação com Trump do que com Barack Obama. Além disso, se mostrou otimista de conseguir uma solução para os dois Estados com a Palestina.

"Conheço Donald Trump. O conheço muito bem. Acredito que sua atitude, seu apoio a Israel está claro. Ele tem sentimentos muito claros sobre um Estado judeu, sobre as pessoas judaicas, não há dúvidas sobre isso", afirmou Netanyahu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos