Presidentes de Irã e Cazaquistão se reúnem em Astana

Astana, 22 dez (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, destacou nesta quinta-feira o fortalecimento da associação bilateral com o Irã nos âmbitos comercial e econômico durante uma visita do presidente do Irã, Hassan Rohani, ao país.

"Começamos a trabalhar na construção conjunta dos centros de logística, depósitos de grão e terminais de contêineres", disse Nazarbayev durante a reunião com Rohani no Palácio Presidencial de Akorda.

O líder cazaque destacou a importância de desenvolver o potencial de ambos os países nas áreas do transporte, da indústria e da agricultura, e informou o interesse do Irã em trabalhos de exploração do Cazaquistão.

"As empresas iranianas e nós começamos a trabalhar no desenvolvimento de jazidas de cobre na região de Qaragandi", no centro do Cazaquistão, disse.

Nazarbayev sustentou que a recém-inaugurada ferrovia Cazaquistão-Turcomenistão-Irã se transformou em um eficiente sistema de transporte e comunicação na região, já que possibilita o acesso do Cazaquistão aos países do Golfo e as coerentes relações econômicas entre eles. Além disso, definiu o Irã como um vizinho próximo e um parceiro confiável.

"Nunca, nem sequer durante as sanções contra o Irã, pensamos em cortar os laços", afirmou.

O presidente iraniano, por sua vez, agradeceu a contribuição de Nazarbayev ao acordo nuclear entre Irã e as seis potências (Estados Unidos, França, Rússia, China, Reino Unido e Alemanha).

"Queria expressar meu pessoal agradecimento por seu papel na conquista do acordo nuclear entre Irã e 'os seis' e agradecer a proveitosa cooperação entre Irã e Cazaquistão no campo da energia nuclear pacífica", disse Rohani.

O presidente iraniano também parabenizou o líder cazaque pelos 25 anos da independência do país da União Soviética.

"Parabenizo o povo do Cazaquistão, apoiamos a continuação das relações de amizade e fraternidade entre os dois países vizinhos do Mar Cáspio. Estamos comprometidos em todas as áreas para elevar o nível de nossas relações", sustentou Rohani ao final da reunião.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos