Topo

EUA emite alerta de viagem para Egito e Jordânia devido à ameaça terrorista

23/12/2016 23h46

Washington, 23 dez (EFE).- Os Estados Unidos emitiram nesta sexta-feira alertas de viagem para Egito e Jordânia por causa do risco de ataques terroristas contra turistas, pessoal ou interesses do país.

O Departamento de Estado advertiu assim os cidadãos americanos que devem considerar os riscos de viajar para estes países e evitar sobretudo certas regiões onde a ameaça é maior.

No Egito, a delegação diplomática dos EUA proíbe seu pessoal DE viajar ao deserto Ocidental e à Península do Sinai fora do centro turístico de praia de Sharm el-Sheikh, por isso que os cidadãos americanos "devem também evitar estas áreas".

Além disso, os diplomatas americanos só podem viajar para Sharm el-Sheikh de avião, já que o transporte terrestre do pessoal não é permitido em nenhum lugar da península.

"O governo egípcio mantém uma forte presença de segurança nos principais lugares turísticos, como Sharm el-Sheikh, e em muitos dos templos e lugares arqueológicos localizados dentro e ao redor do Cairo e do Vale do Nilo. O pessoal pode viajar para estas áreas", indicou o alerta americano.

Mas adverte em seguida: "Os ataques terroristas podem ocorrer em qualquer lugar do país".

O alerta explica que há várias organizações extremistas operando no Egito, entre elas o Estado Islâmico (EI).

Os EUA também advertiram seus cidadãos e pessoal sobre viajar para a Jordânia, onde também operam organizações terroristas, entre elas o EI.

"O papel proeminente da Jordânia na coalizão contra o Estado Islâmico e suas fronteiras compartilhadas com Iraque e Síria aumentam o potencial para futuros incidentes terroristas", segundo a nota.

O Departamento de Estado aconselhou os americanos evitar ambas as fronteiras e proíbe seu pessoal de fazê-lo sem permissão.

Os diplomatas americanos não podem visitar em suas viagens pessoais nem as áreas fronteiriças nem os campos de refugiados e o governo aconselha aos cidadãos que também não o façam.