Haiti confirma que divulgará resultado final das eleições na quinta-feira

Santo Domingo, 26 dez (EFE).- O Conselho Eleitoral Provisório (CEP) do Haiti reiterou nesta seugnda-feira que divulgará na próxima quinta-feira os resultados definitivos das eleições gerais realizadas no país em 20 de novembro e que deram Jovenel Moise como vencedor do pleito presidencial em primeiro turno.

O diretor-executivo do CEP, Uder Antoine, anunciou à imprensa que o órgão já está praticamente pronto para divulgar os dados definitivos e oficiais das eleições.

"O processo está avançando com transparência e estamos trabalhando para respeitar a data. Até agora, não há razões para aditar", explicou o diretor.

Antoine, além disso, disse que o CEP está atento às tentativas de impugnação do resultado da votação, que começaram a ser feitas por alguns partidos. O tribunal eleitoral do país ordenou a verificação de 12% das cédulas usadas nas eleições.

Jovenel, do Partido Haitiano Tet Kale, obteve 55,67% dos votos, de acordo com os resultados provisórios. O segundo colocado foi Jude Celestin, da Liga Alternativa pelo Progresso e a Emancipação Haitiana (Lapeh), com 19,52%.

No entanto, Celestin, assim como Moise Jean-Charles, da Plataforma Filhos de Dessalines, outro dos 27 candidatos na eleição presidencial, estão tentando impugnar os resultados ao afirmarem que contam com "provas sólidas" de fraude eleitoral.

Desde 15 de fevereiro deste ano, um governo provisório liderado por Jocelerme Privert comanda o país. Ele assumiu depois do término do mandato de Michel Martelly, que deixou o poder antes mesmo da realização de um pleito para escolher seu sucessor.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos