Topo

Quase 500 mil pessoas participarão de exercício militar ordenado por Maduro

Efetivos militares participam de exercício conjunto em Caracas, na Venezuela - Zurimar Campos/AVN/Xinhua
Efetivos militares participam de exercício conjunto em Caracas, na Venezuela Imagem: Zurimar Campos/AVN/Xinhua

Em Caracas

13/01/2017 19h43

Cerca de 76 mil militares e 400 mil civis participarão neste sábado (13) no exercício militar Zamora 200, ordenado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para preparar o país caso sofra uma ocupação militar estrangeira, informou nesta sexta-feira (13) o ministro da Defesa, Vladimir Padrino.

"O exercício tem uma conotação integral, não é somente um exercício militar, é a luta armada e para isso usamos planejamento e colocamos em execução todo o preparo operacional da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB)", disse Padrino aos jornalistas e, uma sede militar em Caracas.

"Mas também contempla a metodologia da luta não armada", acrescentou o chefe militar, que ressaltou que os exercícios incluem também manobras para evitar o combate.

O exercício, denominado "Ação Integral Anti-Imperialista Zamora 200", será realizado em todo o país e foi ordenado por Maduro no domingo passado para mostrar o poderio armamentista venezuelano.

Maduro afirmou há quase uma semana que estas manobras constituem o plano "mais complexo" da história do país e convocou todos os setores da sociedade a incorporar-se.