Ex-presidente George H.W. Bush apresenta melhora e já respira sem aparelhos

Austin (EUA.), 20 jan (EFE).- O quadro de saúde de George H.W. Bush melhorou nas últimas horas e já permite a respiração sem ajuda de aparelhos, mas o ex-presidente americano permanecerá por mais alguns dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um centro médico de Houston, no Texas.

Segundo informou nesta sexta-feira sua chefe de gabinete, Jean Becker, Bush pai respira corretamente por conta própria, após os médicos terem decidido retirar a intubação nesta manhã.

Becker desmentiu as afirmações de diversos veículos de imprensa americanos que anunciaram nesta sexta-feira que o ex-governante tinha saído da UTI e ressaltou que a expectativa é de receber alta no fim de semana.

O 41º presidente dos Estados Unidos, de 92 anos, foi internado no fim de semana passado no Hospital Metodista de Houston após ter problemas ao respirar, mas a situação piorou a ponto de ser internado na quarta-feira para "proteger e limpar as vias respiratórias", um procedimento que requer a sedação do paciente.

A esposa de George H.W. Bush, Barbara Bush, que tem 91 anos, também foi internada na quarta-feira, no mesmo hospital, por precaução após apresentar um quadro de fadiga e tosse, mas na quinta-feira garantiu se sentir "muito melhor" e deve receber alta antes que o marido, segundo o mesmo documento.

Um dos filhos do casal, o também ex-presidente George W. Bush, que esteve presente na posse do novo líder, o magnata republicano Donald Trump, agradeceu ontem pelas redes sociais pelo apoio recebido e disse que as orações pela recuperação de seus pais estavam funcionando.

Em julho de 2015, Bush pai quebrou uma vértebra do pescoço ao cair. Em 2012, passou um mês e meio, incluindo as férias natalinas, internado por conta de uma bronquite e uma infecção viral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos