UE e EUA reafirmam parceria antiterrorista contra Estado Islâmico

Bruxelas, 20 fev (EFE).- A alta representante da União Europeia para a Política Externa, Federica Mogherini, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, reafirmaram nesta segunda-feira a parceria antiterrorista na luta global contra o grupo terroristas Estado Islâmico (EI).

"Eles debateram visões sobre como aprofundar e reforçar a cooperação antiterrorista, em particular no contexto do Estado Islâmico", informou a chefe da diplomacia europeia em comunicado. Os dois também falaram sobre as relações com o Irã e ela "elogiou a necessidade de preservar e aplicar o acordo" alcançado no país.

Além disso, "conversaram sobre as prioridades comuns" com relação a Síria, Ucrânia, Líbia e Afeganistão, entre outros.

Na primeira visita oficial de Pence à capital comunitária, ele e Federica discutiram ainda sobre a importância de uma associação transatlântica forte e "essencial para ambos", segundo ela.

A alta representante da UE afirmou na nota divulgada após a reunião que essa cooperação comum continuará sendo mantida "sobre a base de claros valores e interesses, e pela cooperação estreita tanto bilateral quanto sobre assuntos internacionais".

Hoje, Federica também participará do encontro que Pence terá com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

O número dois da administração americana jantou ontem à noite com o primeiro-ministro belga, Charles Michel. No evento, o chefe de governo belga aproveitou para transferir a Pence a rejeição da Bélgica à fragmentação da UE.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos