Topo

Ministros das Relações Exteriores de Canadá e México se reúnem hoje

21/02/2017 11h49

Toronto (Canadá), 21 fev (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, e do México, Luis Videgaray, terão nesta terça-feira sua primeira reunião em Toronto onde participarão de uma conferência sobre o futuro da América do Norte.

O evento, organizado pelo Conselho Canadense para as Américas (CCA), acontece no marco do replanejamento das relações regionais após a chegada de Donald Trump à Casa Branca.

O Canadá respondeu à eleição de Trump com uma agressiva política para preservar a relação especial que mantém com os Estados Unidos. Os dois países são os maiores parceiros comerciais do mundo, com um trânsito bilateral de mercadorias e serviços de US$ 1,9 bilhão por dia.

Analistas defenderam que o Canadá deveria se centrar em cultivar boas relações com Trump à custa da relação trilateral estabelecida com o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA), que conta com Estados Unidos, Canadá e México. Até o momento, o Canadá se manteve cauteloso sobre o futuro do NAFTA perante as declarações de Trump sobre a renegociação do acordo comercial e a imposição de tarifas alfandegárias a produtos importados do México para equilibrar a questão comercial entre os dois países.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Canadá afirmou à Agência Efe que seu país "tem uma excelente relação com o México, reforçada por uma produtiva visita de Estado em junho (de 2016)".

"Cultivar esses laços, que continuam crescendo em amplitude e relevância, é uma prioridade para o governo canadense", acrescentou o porta-voz.

Também participarão do encontro da CCA o ministro da Economia do México, Ildefonso Guajardo, e o ex-primeiro-ministro canadense Brian Mulroney, que no último fim de semana se reuniu com Trump na Flórida.