Israel derruba casa de família palestina em Jerusalém Oriental

Jerusalém, 22 fev (EFE).- As autoridades israelenses derrubaram nesta quarta-feira a casa de uma família palestina no bairro de Beit Hanina, em Jerusalém Oriental, por carecer das permissões de construção requeridas, informaram veículos de imprensa locais.

Uma equipe de demolição e vários soldados das forças de segurança se apresentaram no começo da manhã na casa de Luay Abu Rmouz sem notificação prévia, e derrubaram o imóvel, deixando o proprietário, sua mulher e cinco crianças sem lar, informou a agência de notícias "Ma'an".

Abu Rmouz afirmou que a evacuação foi feita sob mira de uma pistola e que a família não teve permissão para pegar nenhum de seus móveis e utensílios antes que a casa fosse reduzida a escombros.

Fontes policiais contatadas pela Agência Efe não quiseram dar informações sobre o assunto e não confirmaram se suas forças participaram do despejo.

Há duas semanas, um tribunal emitiu a sentença de demolição da infraestrutura porque esta foi construída sem as permissões requeridos, uma decisão que Abu Rmouz tinha previsto apelar hoje.

Segundo o dono, a casa foi construída há sete anos e neste tempo foram pagos 80 mil shekels (20,5 mil euros) em multas enquanto tratava de obter sem sucesso as autorizações necessárias.

A Prefeitura de Jerusalém não quis fazer comentários sobre o caso.

A comunidade palestina da parte oriental de Jerusalém, ocupada por Israel desde 1967, denunciou em várias ocasiões que as casas são ilegais porque o Estado não concede as permissões necessárias para construir nas povoações árabes.

Segundo dados da ONU, as autoridades israelenses demoliram 33 estruturas palestinas em Jerusalém Oriental desde o começo do ano, seis delas habitadas por famílias no momento da demolição.

Estas demolições provocaram o deslocamento de 63 pessoas, incluídos 31 menores, e afetaram outras 168.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos