Topo

Manifestantes tentam bloquear acesso a comício de Le Pen na França

26/02/2017 09h44

Paris, 26 fev (EFE).- Dezenas de manifestantes estão tentando bloquear neste domingo o acesso a uma casa de shows em Nantes, no noroeste da França, onde está previsto um comício da candidata de extrema-direita à presidência do país, Marine le Pen, favorita para o primeiro turno.

O ambiente na cidade é de alta tensão, o que provocou a mobilização de um grande dispositivo policial nas horas anteriores ao comício, que está previsto para as 15h locais (11h de Brasília).

Os manifestantes, em sua maioria de extrema-esquerda, tentam impedir os acessos viários à casa de espetáculos situada nos arredores da cidade.

Um contingente importante da tropa de choque da polícia tenta impedir o bloqueio dos manifestantes, enquanto a tensão aumenta na medida em que se aproxima a hora do comício.

Ontem, uma mobilização pelo centro da cidade reuniu mais de 2 mil pessoas em protesto contra o comício de Le Pen e acabou com enfrentamentos entre manifestantes e policiais.

Um grupo de militantes de extrema-esquerda atirou pedras e coquetéis Molotov contra os agentes, que responderam com gás lacrimogêneo.

Os distúrbios acabaram, segundo dados oficiais, com oito detidos, 11 policiais levemente feridos e muitos danos a estabelecimentos comerciais e ao mobiliário urbano do município.

Nantes, uma cidade tradicionalmente de esquerda, abriga durante os últimos meses muitos militantes de extrema-esquerda que se opõem à construção de um aeroporto nas proximidades.