Topo

Trump diz que muro com o México "será arma muito eficaz contra o crime"

28/02/2017 23h50

Washington, 28 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, na sessão conjunta do Congresso, que a construção do muro na fronteira com o México começará "em breve", e será "uma arma muito eficaz contra o crime e as drogas".

"Devemos restaurar a integridade e o estado de direito em nossas fronteiras. Por isso, em breve começaremos a construção de um grande muro ao longo de nossa fronteira sul. Será iniciado antes do programado e, quando estiver finalizado, será uma arma muito eficaz contra o crime e as drogas", disse Trump.

Há algumas semanas, o presidente aprovou uma ordem executiva instruindo as agências federais na "construção imediata" do muro com o México e aguarda com expectativa o custo de tal construção com fundos do governo, embora depois, ele disse, que o investimento será reembolsado "100% pelo México".

A construção do muro da fronteira, especialmente o pagamento do mesmo, causou uma crise diplomática com o México, que cancelou, após o anúncio, a visita que seu presidente Enrique Peña Nieto faria aos EUA no final do mês passado.

Alguns líderes republicanos do Congresso, incluindo o presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, quem indicou que o Legislativo aprove os fundos necessários para apressar a obra na fronteira, aprovam a construção do muro.