Topo

TRATADO DE ROMA

23/03/2017 18h49

Por ocasião do 60º aniversário da assinatura do Tratado de Roma, que deu origem à União Europeia, a Agência Efe envia hoje uma série especial de matérias com os seguintes conteúdos:.



ANIVERSÁRIO - Bruxelas - A União Europeia (UE) comemora neste sábado, em Roma (Itália), seus 60 anos de história em um momento de incerteza por conta de desafios imediatos como o "Brexit", mas por outro lado com o ânimo renovado em Bruxelas, diante da perda de força eleitoral de populismos anti-europeus.



EURO - Bruxelas - A União Europeia (UE) lembra neste sábado em Roma seus 60 anos de história com uma reunião de revisão do passado e reflexão sobre o futuro na qual o euro será apresentado como sucesso comunitário e exemplo das vantagens de uma Europa que permite a seus países avançar em diferentes velocidades.



R.UNIDO - Londres - Durante as quatro décadas em que foi membro da União Europeia (UE), o Reino Unido teve com a UE uma relação ambivalente, com um euroceticismo que levou ao "Brexit", o divórcio que marcará as celebrações do 60° aniversário do Tratado de Roma.



LESTE - Viena - Mais de uma década após a integração, a maioria dos países que ficaram meio século sob o domínio da URSS continua buscando o equilíbrio entre as vantagens e as obrigações de pertencer à União Europeia (UE), que completa no próximo sábado o 60° aniversário da assinatura dos tratados que deram origem à fundação.



ALEMANHA - Berlim - A reunificação da Alemanha aumentou o peso do país na União Europeia (UE), que apoiou o processo desencadeado em 1989 apesar das reservas iniciais, e abriu a porta da ampliação para o leste.