Topo

China anuncia viagem de presidente aos EUA para primeira reunião com Trump

Toby Melville e Lucas Jackson/ Reuters
Imagem: Toby Melville e Lucas Jackson/ Reuters

Em Pequim

30/03/2017 06h32

O presidente da China, Xi Jinping, estará nos Estados Unidos nos dias 6 e 7 de abril, onde terá sua primeira reunião com o mandatário americano, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (30) o governo chinês.

Xi viajará para a propriedade de Trump em Mar-a-Lago (Flórida) onde acontecerá o encontro, segundo afirmou, em entrevista coletiva, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lu Kang, revelando que a viagem do líder chinês também terá uma passagem pela Finlândia nos dias 4 e 5 de abril.

A expectativa é que a reunião tenha um caráter comercial, pelas frequentes chamadas de Trump para um volume de intercâmbios mais equilibrado entre as duas potências, em algumas ocasiões acompanhadas de acusações contra a China por "roubar" postos de trabalho dos EUA ou de manipular sua moeda para favorecer suas exportações.

O porta-voz chinês afirmou que os detalhes da agenda ainda não estão fechados, mas garantiu que "40% do superávit comercial da China com os Estados Unidos é criado por empresas americanas em território chinês".

Também defendeu que o comércio bilateral "gerou 2,6 milhões de postos de trabalho nos Estados Unidos", segundo números do Conselho de Negócios China-EUA.