Uruguai começará a vender erva-mate com cannabis sem efeito psicoativo

Em Montevidéu

  • Getty Images

Duas marcas de erva-mate uruguaias, Cosentina e La Abuelita, começarão a vender produtos com cannabis, embora sem efeitos psicoativos, já que não possuem THC (tetraidrocanabinol), confirmou nesta segunda-feira à Agência Efe Pablo Riveiro, diretor da Sandri, uma das empresas comercializadoras.

Esta empresa, proprietária da marca La Abuelita, começará a vender erva-mate com cannabis já nas próximas semanas, segundo Riveiro.

Neste sentido, detalhou que a erva-mate que usará provém do Brasil, enquanto a cannabis é produzida em sua totalidade no Uruguai.

A especialista em cannabis medicinal, Raquel Peyraube, explicou à Efe que "seria impossível" que o Ministério da Saúde Pública do Uruguai autorizasse um produto com propriedades psicoativas por fora do que estabelece a lei, que é a comercialização do produto em farmácias.

"A única forma de acesso para cannabis psicoativa de uso não médico que a lei prevê é a compra em farmácias", garantiu Peyraube em relação à descriminalização da produção e venda de maconha que o Uruguai aprovou em 2013, sob o mandato de José Mujica (2010-2015).

"Ou seja, se alguém comercializasse algum produto que mantém propriedades psicoativas, seria ilegal", acrescentou.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos