Coreia do Norte diz estar pronta para responder "provocações" dos EUA

Seul, 22 abr (EFE).- A Coreia do Norte afirmou neste sábado que está "plenamente preparada" para responder as "provocações" e "intimidações" dos Estados Unidos, especialmente para o envio de um porta-aviões nuclear para águas próximas da península coreana.

"A situação na península coreana e na região atingiu uma fase extremamente perigosa por causa das provocações escandalosas de guerra nuclear dos EUA", afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, em um comunicado divulgado pela agência estatal "KCNA".

"A administração de Trump está 'vomitando' uma montanha de lixo tentando intimidar a Coreia do Norte", afirma a nota, que também se referiu ao envio de "um porta-aviões nuclear e grupos de ataque para a península coreana".

Estas ameaças "nunca poderão assustar a RPDC (nome oficial da República Popular Democrática da Coreia)", segundo Pyongyang, acrescentando que suas forças armadas estão "observando atenciosamente as manobras dos EUA" e no "aguardo de ordens para colocar em prática sua plena preparação e resistir a qualquer ameaça imediatamente".

A Coreia do Norte é um "estado pacífico", mas também "uma potência nuclear que não hesitará em usar todas as suas opções de contra-ataque" e "que não teme a guerra", diz a nota.

Desde o início do mês, a tensão na península coreana aumentou pelas ameaças de Washington a um ataque contra Pyongyang e por um novo teste de mísseis realizado no último domingo pela Coreia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos