FHC participará de encontro de ex-presidentes ibero-americanos na Argentina

Buenos Aires, 24 abr (EFE).- Cinco ex-presidentes de países da Ibero-América, entre eles Fernando Henrique Cardoso, participarão em maio de um encontro organizado pela fundação Círculo de Montevideo e pelo grupo empresarial argentino Werthein para debater "responsabilidades e direitos do exercício cidadão".

O encontro, que acontecerá nos dias 11 e 12 de maio, contará ainda com a participação do presidente da Argentina, Mauricio Macri, de empresários, acadêmicos e diplomatas.

Segundo informaram nesta segunda-feira os organizadores do encontro, o evento em Buenos Aires coincidirá com a realização da 23ª reunião plenária do Círculo de Montevideo, fundação que trabalha pela democracia e pela melhoria das relações internacionais.

O painel de abertura, intitulado "A sociedade aberta e seus inimigos", terá formato de diálogo com a participação de Macri e dos ex-presidentes Julio María Sanguinetti (Uruguai), Belisario Betancur (Colômbia), Felipe González (Espanha), Ricardo Lagos (Chile) e FHC.

Na conversa aberta também falarão o empresário mexicano Carlos Slim (Grupo Slim) e o argentino Alejandro Bulgheroni (PAE/Bridas).

O segundo painel, "Educação para a cidadania e a competitividade", contará com a participação do embaixador argentino no Brasil, Carlos Magariños, o ex-candidato à presidência do Peru, Alfredo Barnechea, o ex-secretário geral ibero-americano, Enrique Iglesias, e o ex-secretário-geral adjunto das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, José Antonio Ocampo.

O encerramento focará na "Ética das instituições", com a participação de Alberto Ruiz Gallardon (ex-ministro de Justiça da Espanha), Natalio Botana (cientista político argentino), Rebeca Grynspan (secretária-geral ibero-americana), Manuel Marín (ex-presidente da Comunidade Europeia) e Martín Santiago (coordenador residente da ONU na Colômbia).

O anfitrião do encontro será o empresário Dario Werthein, acionista do Grupo Werthein.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos