Macron soma 24% e Le Pen 21% com apuração dos votos concluída na França

Paris, 24 abr (EFE).- O social-liberal Emmanuel Macron obteve 24,01% dos votos no primeiro turno das eleições presidenciais na França, contra 21,3% da representante da extrema-direita Marine Le Pen, de acordo com os números da apuração definitiva anunciados nesta segunda-feira pelo Ministério do Interior francês.

A diferença nas eleições de ontem entre os dois candidatos que disputarão o Palácio do Eliseu no segundo turno em 7 de maio foi de pouco menos de 1 milhão de votos.

Macron, que é apontado como favorito nas pesquisas e pode ser o presidente mais jovem da República aos 39 anos, obteve 8,56 milhões de votos, contra 7,67 milhões de Marine, que atingiu o recorde de votos da extrema-direita na história da França.

Cerca de 450 mil votos a menos recebeu o conservador François Fillon, que, com 20,01%, ficou de fora do segundo turno no qual, pela primeira vez na França, não haverá um candidato da direita tradicional.

O esquerdista Jean-Luc Mélenchon obteve 19,58% dos votos, com pouco mais de 7 milhões de votos, que também foi seu melhor resultado histórico, o que o converteu no candidato mais votado da esquerda.

Muito atrás, Benoît Hamon, candidato do governante Partido Socialista (PS), teve pouco menos de 2,3 milhões de votos, 6,36% do total, o apoio mais baixo na história para um candidato do partido.

O soberanista Nicolas Dupont-Aignan, com quase 1,7 milhão de votos (4,70%), ficou perto de 5%, abaixo do limite no qual o Estado francês não reembolsa os gastos da campanha eleitoral, enquanto os outros candidatos não superaram 1,5% dos votos.

O defensor da França rural Jean Lasalle contou com quase meio milhão de votos (1,2%), à frente do anticapitalista Philippe Poutou (1,09%), do soberanista François Asselineau (0,92%), da trostkista Nathalie Arthaud (0,64%) e do gaullista de esquerda Jacques Cheminade (0,18%).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos